Skip to main content

Quando nos casamos, trazemos conosco uma história individual permeada pelo inconsciente, cheios de anseios e expectativas que, quando não são atendidas, podem desencadear em uma crise no casamento.

É possível identificar uma crise e agir, individualmente e em casal, antes de tomar uma decisão.

Os sinais mais comuns de que algo não vai bem no relacionamento, são:

Excesso de crítica, Indiferença, Isolamento, Ausência de intimidade, Infidelidade, Agressividade e Perda de esperança.

É possível contar com o apoio de um profissional para ajudar a esclarecer questões, fortalecer a comunicação e explorar todas as possibilidades de resolução.

A escolha pela separação vem crescendo no Brasil nos últimos anos , contudo, refletir sobre o relacionamento em terapia de casal, proporciona conhecer a história original de cada um, alinhar as expectativas, melhorar a comunicação, estreitar o vínculo e pode possibilitar a construção de  uma nova história para o casal seguir adiante.

Se todas as possibilidades forem esgotadas e, caso a separação seja a solução, além dos aspectos emocionais, questões práticas e legais precisarão ser pensadas juntamente com a família, com um advogado e exigirá maturidade do casal.

Em situações de crise, uma das ações possíveis, é considerar a terapia de casal, para esclarecer questões, se dar conta dos fatos e, quem sabe, dar um novo destino para a relação.

Escrevi esse texto, inspirada em uma reportagem que foi publicada 31/8/2024 no Jornal Estado de São Paulo, no caderno Bem Estar, na sessão de Relacionamento.

Leave a Reply