No atendimento de adolescentes em Orientação Profissional com abordagem Psicanalítica, além de acompanhar a construção de uma escolha profissional, acompanhamos a fase do período vestibular.
Temos notícias de algumas pessoas que passam mal durante a prova, que chegam atrasadas ou que desistem na última hora. Podemos entender esses acontecimentos como respostas sintomáticas ao estresse que os adolescentes acumulam durante o período preparatório.
Costumamos falar de Burnout no ambiente profissional, mas os adolescentes também estão sujeitos a quadros de Burnout, dada a exigência do período preparatório que envolve muito estudo e a escolha do curso.
Podemos comparar os adolescentes nessa fase aos atletas de alto rendimento, onde se preparam por muito tempo para uma maratona de provas intensas, longas em tempo de duração e número de questões, sequenciais, sem tempo de descanso e precisam obter uma boa colocação para a tão sonhada vaga na faculdade ou universidade.
Olhar para a saúde mental nessa fase é tão importante quanto estudar as matérias, pois sabemos que, nesse momento, o emocional conta bastante e pode ser um fator decisivo para o bom desempenho nas provas.
Precisamos ouvir e acolher nossos adolescentes, evitar colocar ainda mais pressão, cobrança e expectativas sobre eles, pois essa fase já é exigente por si só.
Sintomas como baixa energia, falta de concentração, cansaço físico e mental, descontrole das emoções, são sinais de que algo não vai bem.
É importante procurar um profissional de saúde mental para ajudar o adolescente a passar por essa fase de uma maneira mais leve, podendo falar sobre suas angústias e preocupações.